Olá pessoal, hoje resolvi escrever sobre a autoestima pois este é um fator importantíssimo e decisivo para as escolhas que fazemos na nossa vida. Com certeza o grau de autoestima de uma pessoa é uma das principais causas do seu sucesso ou insucesso na vida.
Uma rápida definição sobre o que é AUTOESTIMA.
"Em psicologia,
autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.
A autoestima
envolve tanto
crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e
emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra
expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser
específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral")."
A AUTOESTIMA é a confiança e o respeito por si mesmo. Ela consiste em confiar nas próprias habilidades capacidades para solucionar as dificuldades que surgem na vida. Significa considerar você como alguém com direito a se expressar, se valorizar e defender seus interesses e necessidades, em pensar que você é uma pessoa com valor, respeitável e com direito a se feliz. Ter a autoestima elevada é acreditar que você é especial e que merece o melhor da vida.
Precisamos desenvolver uma elevada autoestima para que estejamos preparados para os desafios da vida; enfrentar todos os problemas com a certeza de que são possíveis de serem resolvidos, ou entender e aceitar que "o que não tem solução, solucionado está". A baixo autoestima tende a nos colocar como meros figurantes da nossa história, o que não é verdade, pois somos autores e protagonistas da nossa própria história e quando compreendemos isto passamos a desenvolver uma orientação ativa para a vida.
A elevada autoestima nos dá condições de suportar a dor da perda, quer seja material, financeira ou de um ente querido que tanto amamos. Só com a autoestima elevada conseguimos a confiança, segurança e serenidade necessárias para lidar com os fatos reais e não sofrermos tanto com eles. A elevada autoestima nos faz aceitar críticas sem nos sentir ofendidos, pois desenvolvemos a autoconfiança e autosegurança e nada e ninguém pode nos abalar.
A pessoa que desenvolve a autoestima torna se autoresponsável pela sua própria vida, aprende e aceita que ela, somente ela, é responsável por todas as escolhas que faz na vida, seus fracassos e sucesso.
A autoestima se sustenta sobre 6 pilares importantes que precisamos compreender e desenvolver em nós:
1. Atitude de viver conscientemente: estar presente naquilo que estiver fazendo no momento.
Ex.: Se estiver conversando com um colega, esteja presente neste encontro.
2. Atitude de auto-aceitar: dar a si mesmo o direito de ter seus pensamentos, de viver suas emoções, de avaliar suas emoções sem necessariamente aprová-las, apóia-las ou condenálas. O que importa é estar aberto para aquilo que gostar de si próprio.
3. Atitude de ter responsabilidade pessoal (auto-responsabilidade): somos autores de nossas escolhas e ações. Somos responsáveis por nossa própria vida e bem-estar e pelo cumprimento de nossas metas.
4. Atitude de ter autoconfiança (auto-afirmação): ser autêntico no relacionamento com os outros; tratar valores e pessoas com o devido respeito; estar disposto a defender a si mesmo e suas idéias da maneira adequada e nas circunstâncias oportunas.
5. Atitude de ter um propósito de vida (intencionalidade): identificar suas metas e seus objetivos imediatos e de longo prazo e as atitudes necessárias para concretizá-los.
6. Atitude de integridade pessoal: viver de acordo com o que vc sabe, professa e faz, falar a verdade, honrar os compromissos. Tratar o outro com dignidade e generosidade.
É necessário que tenhamos um autoconhecimento de quem realmente somos, tanto em termos descritivos como valorativos, precisamos compreender o que é autoestima, autoconfiança, autoaceitação e autoimagem, para que possamos de fato analisarmos como nos vemos e agimos e só assim, descobrirmos quem somos.
Em termos descritivo, chamamos de
autoimagem, e outro valorativo,
autoestima.
Autoconfiança refere-se quase sempre à competência pessoal, é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa;
Autoestima inclui conceitos sobre as próprias qualidades, etc.
Autoaceitação, indica uma aceitação profunda de si mesmo, das próprias fraquezas e erros.
portanto é preciso nos aceitar como somos, reconhecer nossas habilidades e nossas fraquezas.
Ter autoestima elevada é ter amor-próprio ou cuidado consigo mesmo, e isto se desenvolve em três passos: (I) tornar-se atento e consciente das próprias emoções, sentimentos, sensações, necessidades corporais e psíquicas;
(II) relacionar-se respeitosa e amorosamente consigo mesmo
(III) cuidar de si.
A autoestima é um chamado ao herói que existe dentro de nós, que encontra-se adormecido à espera do seu despertar para ir à batalha e vencer os desafios da vida, e para despertar esse herói é preciso CORAGEM, FORÇA DE VONTADE E AMOR.
Então, acorde, desperte-se deste sono profundo, pois nunca é tarde demais para se autodescobrir, ser realmente o que se é, e só assim ser encontrar a verdadeira felicidade e o sentido da vida. Comece acordando pela manhã e declarando o seu amor a si mesmo, dizendo o quanto se ama, o quanto é belo(a) e que merece toda felicidade do mundo.
AME SE, APAIXONE-SE POR SI MESMO(A) TODOS OS DIAS. ALIMENTE SUA AUTOESTIMA E DESENVOLVA SUA CAPACIDADE DE SER FELIZ E DE VENCER.